Pedalinas... Que inspira!

19:09

  De sorriso no rosto e uma das mais empolgadas. Só que ninguém imaginava uma história linda com a bicicleta. Uma história de superação e força de vontade.



1- Nome : Ana Beatriz, Bia 

2- Idade e Profissão :  22 anos. Universitária. 

3- Qual o espaço que a bicicleta ocupa no seu estilo de vida? Todos kkkkk Começou como esporte, depois virou lazer e hoje em dia é um meio de transporte. 

4- Como a bicicleta conquistou espaço na sua rotina? Tentarei resumir (ênfase no verbo tentar). Em 2013, depois de 3 anos de luta, minha mãe perdeu a briga para o câncer. Eu morava apenas com ela, foi uma perda e um momento muito complicado na minha vida. Durante esses 3 anos eu vivi entre a faculdade, o estágio e o hospital. Fiquei esgotada, precisei de um tempo pra mim. Perdi o semestre na faculdade e pedi demissão do estágio. De repente, me vi com 20 anos, desempregada, sozinha em casa e com uma bela depressão. Parecia que o tempo tinha parado pra mim. Não lembro ao certo o motivo de ter escolhido a bicicleta especificamente, só sei que acordei um dia e pensei: preciso me mexer! Preciso sair daqui, preciso de vento no rosto. Uma semana depois fui no centro da cidade e voltei com uma bicicleta novinha, nada muito caro, nada de esportista profissional, mas bati o olho e me apaixonei por ela. Não saí da loja pedalando não, liguei pro meu pai e ele foi lá pegar ela de carro. Honestamente, eu sequer lembrava a ultima vez que tinha andado em uma. Quando chegamos na minha casa, botei meu tênis, subi na bicicleta e caí antes de dar a primeira pedalada. Meu pai falou que tinha certeza que estava me ajudando era a se suicidar kkkk. Mal sabe ele que a dona bike foi a minha salvação. Nos meus primeiros passeios, voltei machucada, arranhada, roxa, até inventei de ir fazer mountain bike e voltei com 3 dedos do pé torcidos. Fisicamente eu entrava em buracos, mas conscientemente eu estava saindo de um, dos grandes. Posso dizer com certeza que tenho muito a agradecer a bicicleta. Minha vida voltou aos poucos a ser vivida desde o dia que resolvi que queria esse vento no rosto. 

5- E quais foram os benefícios? Acho que já respondi acima hehe Mas diria que: saúde, alegria e liberdade.

6- Você costuma se preocupar com seu visual na hora de pedalar? Siiiiimm. Gente, sou mulher né? 

7- Quais as dificuldades na hora de se vestir para ir de bicicleta nas atividades de rotina? Olha, a princípio eu imaginava que aqui em Natal fosse impossível sair "bonitinha" pra pedalar. "Ah. Isso só é possível em cidades frias, por causa do suor etc etc". Gente, quem quer dá um jeito. Um dia me toquei que eu suo no ônibus do mesmo jeito kkkkk  A diferença é que de ônibus demoro muuuito mais a chegar nos lugares. Nada que pedalar num ritmo legal, de roupas frias e confortáveis e andar com uma toalhinha-enxuga-suor e/ou lenços umedecidos na bolsa não resolva. Também procuro sempre estar com um calçado que tenha o solado durinho, acho bem melhor. (Vale rasteira, sapatilha, qualquer coisa). Pra mim não teve muita diferença porque eu sempre gostei de andar de tênis.  Não do tipo de academia, mas daqueles bonitinhos mesmo. (Tenho verde, dourado, preto, florido.. hehe). Andar de calça jeans que é difícil, eu costumo optar por shorts, se não for um ambiente que permita, você pode (acreditem ou não) ir de vestido!! Pedalar de vestidinho é possível sim, nada que um shortinho por baixo, prender o vestido entre as pernas e/ou um nó no vestido não resolvam! 

8- Quais as maiores dificuldades que você encontra no seu dia a dia de ciclista? Os carros. Mas especificamente: os motoristas. A grande maioria não respeita mesmo o ciclista, acham que estamos ali só para "atrapalhar o trânsito". Uma pena não verem, que na verdade, estamos ali ajudando. Somos um carro a menos: menos trânsito, menos stress, menos demora. 

9- Que conselho você daria para as mulheres que estão começando a pedalar agora? Se aventurem, se divirtam e.. Tenham cuidado. Acredito que a melhor coisa a se fazer de início é conversar com pessoas que já pedalam. Elas são a melhor forma de aprender tudo sobre a bike. Capacete, iluminação, revisão, freio, como andar no trânsito, são dicas valiosíssimas que só alguém que já anda pode te passar. Existem inclusive os conhecidos bike anjo! E gente, não tenham vergonha, a primeira vez que fui à um pedal em grupo eu não conhecia NINGUÉM. Eu simplesmente achei um grupo no facebook, descobri o dia e a hora que pedalavam e apareci lá, assim na lata mesmo kkkk. Hoje em dia conheço mais pessoas que pedalam do que o oposto. 

10-  Que mudanças você gostaria de ver em Natal, para que a rotina dos ciclistas se tornasse mais tranquila e segura? CICLOVIAS. Muitas pessoas deixam de pedalar porque não tem ciclovia, não tem segurança. É perigoso voltar pra casa sem bike ou até sem vida. Infelizmente alguns que já pedalam chegam até a abandonar a bike por esses motivos. Vocês acham que isso adianta de algo? Precisamos lutar pelos nossos direitos. Ciclovia é DIREITO da cidade. As cidades são de pessoas, não de carros! Digo, repito e grito: CADÊ NOSSAS CICLOVIAS?
 

Obrigada Aninha por compartilhar sua história. A bicicleta realmente transforma pessoas e lugares.

You Might Also Like

0 comentários